Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo

Notícias

Alunos da EE Virgínia Ramalho promovem Sarau com “Cantigas Populares”

Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental desenvolveram atividades diversificadas e elaboraram livro para valorizar os elementos da cultura popular brasileira

publicado em 24/5/2018 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

“Borboletinha, está na cozinha...”, “Pirulito que bate-bate...”. Tais versos fazem parte do imaginário popular e nos remetem a inúmeras boas lembranças da infância. Para compartilhar essas memórias com os pequenos e resgatar a cultura popular brasileira, professores da EE Virgínia Ramalho, em Ourinhos, promoveram uma série de atividades que culminou com a realização de um sarau e de um livro de “Cantigas Populares”.

 

Com base no material didático “Ler e Escrever”, voltado aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, os professores ensinaram as músicas aos estudantes. “Houve um tempo em que as cantigas populares eram aprendidas com amigos e familiares, transmitidas oralmente dos mais velhos para os mais novos. Hoje, a escola tem papel fundamental na preservação dessas canções. Elas fazem parte do nosso patrimônio cultural”, explica a coordenadora pedagógica, Andreia Mira Nascimento.

Parte do conteúdo sugerido para o trabalho de leitura, escrita e comunicação oral, as canções tradicionais têm ritmo e, em alguns casos, apresentam rimas e repetições, recursos que facilitam que as crianças decorem. “Por serem facilmente memorizáveis, as cantigas são ótimas para estabelecermos, com os alunos, as relações entre o oral e o escrito, além de colocar em prática estratégias de leitura”, ressalta a educadora.

 

Para integrar as músicas ao cotidiano educacional dos pequenos, os docentes desenvolveram diversas atividades em sala de aula e no refeitório, durante o intervalo. Foram realizadas rodas de cantigas, leituras, apresentações e audição de músicas gravadas em CDs. As atividades seguiram por três meses. Durante todo esse período, os estudantes aprenderam sobre cantigas típicas regiões e estados brasileiros, as transformações que as letras sofreram ao longo dos anos, além do modo de dançar, brincar ou cantar as canções.

O projeto culminou na realização de um Sarau e no desenvolvimento de um livro com “Cantigas Populares” escolhidas pelos alunos. Para a confecção do livro, os alunos escreveram e trabalharam com lápis de cor, canetas coloridas, giz de cera e materiais para colagem (tecidos, papéis coloridos, palito de sorvete, pedacinhos de lã, etc) para ilustrar.

Um exemplar da obra foi entregue à equipe gestora da unidade escolar e inserido no acervo da biblioteca da escola. Os alunos, ainda, puderam levar seus livros para casa e compartilhá-los com os familiares.

 

 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Diário de Ourinhos