Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo

Notícias

Notas do Turismo Paulista

publicado em 23/5/2018 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

 

TURISMO NÁUTICO

Um agradável barco de três andares, com todo conforto e segurança, servindo café da manhã e almoço durante um passeio de cinco horas, com uma jeitosa boate a bordo e até um “DJ” para animação. Passeios no imenso Rio Paraná, com belas paisagens de lado a lado... O que mais você quer?

Esse roteiro de Turismo Náutico aconteceu por duas semanas com partidas da cidade de Ilha Solteira. Outras duas semanas foram reservadas para passeios partindo de Santa Fé do Sul.

Aquela região no noroeste do Estado de São Paulo é rica em belezas naturais e a maioria de suas cidades tem grande potencial turístico.

Você precisa se programar e reservas suas férias para visitar aquelas paragens. Vale a pena!

 

ATENÇÃO COM O CADASTUR

Depois de uns tempos fora do ar, o Ministério do Turismo relançou o seu Programa Cadastur destinado ao registro obrigatório de todos os meios de hospedagem, guias de turismo, organizadores de eventos, agências de turismo, parques temáticos, transportadoras turísticas e acampamentos turísticos.

O sistema foi modernizado garantindo legalidade e segurança tanto para o prestador que passa a ser divulgado, como para o turista que quer saber onde ir, onde dormir, onde comer e onde passear.

Quem for flagrado sem Cadastur, ou com ele fora de validade será considerado ilegal e pode ser autuado. E, caso não regularize sua situação, ainda pode ser penalizado com multa de R$ 854 mil.

  Não são obrigatórios, mas é bom estar cadastrados mais os seguintes: restaurante, cafeteria, casas de espetáculos, locadoras de veículos, parques aquáticos, empreendimentos náuticos, centro de convenções e infraestrutura para eventos, bem como qualquer outro tipo de prestador especializado em turismo.

 

MARAVILHOSO PETAR

O PETAR é Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Está localizado no extremo sul do Estado de São Paulo, entre as cidades turísticas de Apiaí e Iporanga. Os principais núcleos de visitação: Santana e Ouro Grosso, ambos em Iporanga.

O PETAR é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. A Unesco reconhece com um patrimônio da humanidade. Nada mais justo.

O acesso, para quem sai da capital paulistana pode ser a rodovia Régis Bittencourt, a Castelo Branco ou Raposo Tavares. É fácil. E são doze as cavernas abertas à visitação: Santana, Água Suja, Morro Preto, Cafezal, Ouro Grosso, Alambari de Baixo, Couto, Tememina 2, Chapéu, Chapéu Mirim 1 e 2 e Aranhas.

 

NORMAS DE VISITAÇÃO

Há um monitor ambiental local para cada 08 pessoas. Todo visitante deve estar com lanterna alimentada por bateria elétrica (proibido carbureteiras). Deve estar usando calçado adequado, calça e camiseta com manga normal que proteja os ombros.

Todos preenchem uma ficha na portaria dos Núcleos ou no Quiosque dos guias com dados pessoais e o controle de cada caverna. Por isso, recomenda-se ao visitante contatar um monitor local antes de visitar as cavernas para melhor agendar e melhor aproveitar a visitação.

Existem bons hotéis e pousadas. É bom fazer reservas antecipada para evitar o imprevisto de lá chegar e encontrar tudo lotado.

 

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2018)

 enviar para um amigoComentarImprimir notícia

Diário de Ourinhos