Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo
Blogueiros

Estação Gourmet

www.diariodeourinhos.com.br/estacaogourmet
por Patricia Rossito
ago   201122

Caldo para Risotos

Postado em Sem Categoria

Esta semana passou tão rápido!

Neste sábado tenho curso em Curitiba, aquele de chef de cozinha que comecei mês passado. A última aula foi muito boa, aprendemos a fazer os caldos que servem de base para execução de vários pratos, tais como: risoto, ensopados, molhos em geral, etc.

Na nossa receitinha de hoje vou dar as dicas de como preparar um bom caldo, pois o segredo de um bom risoto ou de um bom prato começa fazendo um caldo especial!

Sábado passado foi o aniversário da minha filha Maria Paula, como já conhecemos o velho ditado "casa de ferreiro espeto de pau". Deixei tudo pra última hora, resolvemos fazer a festa com 15 dias para providenciar tudo!

Foi uma loucura! Mas deu tudo certo! A festa estava animada, pois contratamos o Dj Amauri e ele foi muito legal, porque além de animar com músicas que agradou crianças e adultos, ele deixou as crianças interagirem e brincar de ser Dj por uma tarde. Foi muito bom, todos se divertiram de montão!

No cardápio optei por pratos que agradassem as crianças, mas que nós, adultos, também gostamos muito. Tinha, entre outros, hot dog especial, salgadinhos fritos, empadões, tortas salgadas, folhadinhos e, é claro, muitos docinhos para agradar todos os paladares... Vale lembrar que para uma festa ser boa, não precisa necessariamente de um cardápio refinado, basta optar por pratos que agradem a todos e que, necessariamente, seja muito bem feito.

Deve-se ter em mente também o horário da festa, o público convidado, o local e o clima do dia... Com esses pequenos cuidados e, muita animação, o sucesso da sua festa já está garantido!

Ingredientes do Caldo para Risotos

•Salsão

•Cenoura

•Cebola

•Alho poró

•Salsinha

•Tempeiros e ervas a gosto

•Açúcar

•Batata e mandioquinha (apenas se você for fazer o creme Pottage de Legumes)

Modo de Preparo do Caldo para Risotos

Basta colocar água para ferver em uma panela funda ou de pressão (aberta) e cortar a cenoura (abobrinha e batata, se for usar) em pedaços para caldo - nem pequenos demais, nem grandes demais rs - e deixar ferver em fogo baixo.

Refogue a cebola picada, o salsão, salsinha e o alho poró em uma frigideira e misture a ao caldo da outra panela.

A ideia é utilizar esse caldo no lugar da água para preparar risotos, os legumes dão um toque especial no prato.

.

0comentáriosclique e comente

Diário de Ourinhos