Diário de Ourinhos

envie sua pautahoroscopo
Blogueiros

Histórias

www.diariodeourinhos.com.br/historias
por Eitor Martins
abr   201218

Vale a pena viver?

Postado em Geral

Um dia perguntaram-me se valia a pena viver. Sem saber a razão ou o motivo da pergunta, veio à minha mente: “Vivo a vida intensamente e amo a vida como se fosse a única coisa que tenho”. Minha resposta à pergunta, definitivamente, é o sim. Não devemos ter medo de viver, pois temos que reconhecer que apesar de todos os desafios, as incompriensões e os períodos de crise, ainda vale a pena viver.

Ter coragem para ouvir um “não”. Ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Tudo pode acontecer na nossa vida e por mais que as pessoas digam que é normal, que tudo passa, sabemos que não é fácil, não foi fácil chegar até onde chegamos. O importante nisso tudo é acreditar que vale a pena viver e não nos deixarmos abalar.

Vivemos num mundo que quer nos engolir todos os dias. Os problemas, angústias, faltas, dissabores... Às vezes, os problemas do dia a dia nos fazem esquecer como viver uma vida feliz, mas, através das dificuldades, é que aprendemos a viver, crescer e jamais desistir de viver. Ficar triste? Sim, mas por pouco tempo, pois a vida é feita de obstáculos, muitas vezes aparentemente insuperáveis, mas, para tudo se tem uma saída, vivendo e aprendendo e crescendo acima de tudo. Acredite, tudo na vida tem uma explicação, nada é por acaso.

Enquanto estivermos correndo ansiosos atrás dos bens de consumo, nunca encontraremos tempo para contemplar o que existe de mais belo ao nosso redor. É preciso acordar para os verdadeiros valores da vida e desfrutar com amor, saúde e alegria, para que possamos, enfim, viver uma vida plena. Um dia, a consciência nos pega em flagrante e passamos a sentir o peso do ostracismo. A mudança deve ser cultivada gradativamente, queremos mudar para compensar o tempo que achamos que perdemos. Isso mexe demais com as nossas emoções.

Devemos sempre ponderar antes de agir. Refletir com calma os caminhos a seguir e não ficar olhando o passado, pois ele não volta. Vamos fazer um novo fim. Quando acreditamos que não conseguiremos atingir ou realizar algum objetivo, ou que é muito difícil, esta é a mais pura verdade, uma forte crença limitante, que se transforma em um muro a nossa frente, bloqueia o fluxo de nossa ilimitada energia criadora.

Tomar consciência do domínio da mente e das emoções negativas que a acompanham, é um passo essencial para que esse processo aconteça. Por outro lado, contra tudo que é mais provável, acreditar que eu posso agir e transformar o mundo. E, ao entrar nessa nova dimensão de nosso ser, resgatamos algo muito valioso sem o qual nenhuma felicidade é possível: a capacidade de amar e aceitar profunda e incondicionalmente a nós mesmos. Somos movidos por valores que vão muito além de nós. Alavancados por nossas crenças poderosas e transformadoras, vamos fazer deste mundo um lugar melhor.

A menos que o amor se torne nossa natureza predominante, continuaremos acreditando que não somos merecedores de bênçãos. Essa crença negativa nos levará a aceitar o desrespeito, a exploração e outras formas de violência que o mundo nos reserva. Enquanto não nos tornarmos capazes de enxergar todo o potencial que habita em nosso interior, a felicidade continuará a ser apenas um sonho distante. Tenha uma meta espiritual, uma missão de vida, projeto, que inclua você e outros com afinidades para criar um mundo melhor.

Tenho certeza que existe um sentido em tudo o que vivemos e temos que ter consciência, pois a razão da vida e o objetivo de viver é justamente viver tentando descobrir a resposta dessas duas perguntas e de preferência na prática, não na teoria. A razão da vida é poder adorar a Deus aqui na terra e o objetivo dela é que as outras pessoas venham a fazer a mesma coisa. A razão da vida é o amor. Seja lá de que tipo for, venha de onde vier.

Quem não ama não tem objetivos, não vive; apenas passa pela vida. Sonhe com o que você quiser, vá aonde você quiser, porque você tem uma vida e uma oportunidade de fazer tudo aquilo que tem vontade. Esforce-se para ter muita felicidade, para se tornar agradável; vença muitos obstáculos para se tornar mais forte; e encare com fé os muitos sofrimentos para se tornar humano.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida. A vida é feita de momentos, uns melhores que outros, mas, todos os momentos da nossa vida são mágicos e cabe a nós deixá-los marcantes. Seja feliz e faça alguém feliz também! Procure sempre a paz, a esperança, o afeto e os sonhos. Não perca seu tempo pensando naquelas coisas que você não quer que aconteça.

Chega de sentir medo e preocupações. O tempo que viver, seja longo ou curto, enquanto o céu o permitir, viva bem. Vamos saborear a vida com tranquilidade, pelo simples fato de estarmos vivos, respirando; a manhã de sol, o cheiro da rua, a chuva que cai, a noitinha que nos conforta para uma gostosa noite de sono. Vamos olhar para as coisas maravilhosas que há na natureza. A natureza e a revelação dão testemunho do amor de Deus, a fonte da vida, sabedoria e felicidade!

.

0comentáriosclique e comente

Diário de Ourinhos